quinta-feira, novembro 29, 2007

"(...) resulta triste ver privada de vegetação uma terra que poderia produzir trigo, ervas, arbustos e árvores. Acontece o mesmo com os homens. É terrível ver que estão privados da qualidade fundamental do ser humano: o amor e a piedade pelos seus semelhantes. (...)"
(Liev Nikoláievich Tolstói - Ressurreição II)

segunda-feira, novembro 26, 2007

Grandes...

Concerto surpresa em Londres.
Os U2 deram um concerto surpresa na sala Union Chapel, em Londres, na última sexta-feira, integrado na Mencap's Little Noise Sessions.
Do alinhamento constaram quatro canções: Stay (Faraway, So Close), Desire (com uma passagem por Need You Tonight dos INXS), Angel of Harlem (com introdução de Like A Rolling Stone, de Bob Dylan) e Wave of Sorrow.

Por brincadeira, o apresentador do espectáculo introduziu os U2 como uma banda «nova» e «promissora».

Fica o "novo" belo e profundo Wave of Sorrow

And if the rain came...
now

Would it wash us all away

On a wave of sorrow

sábado, novembro 24, 2007


Ao lançares uma pedra numa qualquer água em repouso, a onda provocada será maior do que aparenta. A pedra és tu. A água é o mundo. As pequenas coisas movem o mundo...

sábado, novembro 17, 2007

De Literatura...

O poeta e editor valter hugo mãe (na escrita do autor as maiúsculas estão ausentes), venceu a edição de 2007, do Prémio Literário José Saramago com a obra o remorso de baltazar serapião (Quidnovi, Matosinhos/Lisboa, 2006).
Ao receber o prémio, valter hugo mãe afirmou: “Estou muito aflito. É profundamente chocante receber este prémio desta forma. Estou habituado a pensar na escrita como um exercício de solidão e hoje sinto-me muito acompanhado”.
O escritor que dá o nome ao galardão, José Saramago, classificou o livro como um “tsunami”. Saramago acrescentou que o adjectiva assim “no sentido total, linguístico, estilístico, semântico e sintáctico. Não no sentido destrutivo, mas no sentido do ímpeto e da força”.
Parabéns valter hugo mãe.
Sentido obrigado à Ângela Vale, por, há um par de anos, me ter dado a conhecer a escrita deste seu colega de Mestrado.

Sinopse:

Numa Idade Média brutal e miserável, Baltazar casa com a mulher dos seus sonhos e, tal como o pai fizera antes com a mãe e com a vaca Sarga, fêmeas irmanadas em condição e estatuto familiar, leva muito a sério a administração da sua educação. Mas o senhor feudal, pondo os olhos sobre a jovem esposa, não desiste de exercer sobre ela os seus direitos. Entregue aos desmandos do poder e do destino, Baltazar será forçado a seguir por caminhos que o levarão ao encontro da bruxaria, da possessão e do remorso.Com um notável trabalho de linguagem que recria poeticamente a língua arcaica e rude do povo, o remorso de baltazar serapião, de valter hugo mãe — autor, entre outros, de o nosso reino, seleccionado pelo Diário de Notícias como um dos melhores romances portugueses de 2004 — é uma tenebrosa metáfora da violência doméstica e do poder sinistro do amor.

terça-feira, novembro 13, 2007

Da Islândia...


Quatro discos passados, decidiram entrar numa aventura diferente: marcaram uma digressão sem anúncio - simplesmente chegavam, e tocavam, à espera que alguém aparecesse para aplaudir...
Foi assim durante meses, por toda a Islândia. Um trabalho que decidiram gravar, em "filme", e ao qual chamaram Heima, (em casa). Nos mais inóspitos e inesperados lugares, o grupo cantou e tocou músicas que, também a mim, fazem voar...
A beleza da Islândia, quiseram os Sigur Rós editar neste DVD duplo. Obra que hoje me chega às mãos... Olhos... Ouvidos e restantes sentidos...
Sim, ainda compro "obras"!
Este "filme", com depoimentos da banda, abre janelas de um país que é (ainda) feito de segredos e lugares esquecidos... Mágicos ... Sublimes...

Enquanto viajam pelo mundo, os Sigur Rós estão a preparar um novo disco. Não têm, ainda, prevista vinda a Portugal, mas levam-nos, para já, à terra fria onde misturam paisagem com uma música muito própria.
Mais de 10 anos de formação, experiências que Música e outras Artes permitem...
Heima sai com um livro cheio de fotografias da Islândia...
Belo...

quinta-feira, novembro 08, 2007

(Edvard Munch - Scream, 1893)

... Não era bem isto que nos apetecia, não era bem isto o que tínhamos desejado, falta qualquer coisa, onde é que errámos, o que falhámos, não somos infelizes mas também não temos o que secretamente ansiávamos, os anos vão passando...
...de vez em quando, momentos tão vazios, de vez em quando, mesmo no meio dos outros, uma solidão tão grande, um desmaparo, uma sensação de queda...
...de vez em quando, sem motivo, vontade de chorar, não lágrimas, não soluços, uma coisa vaga, uma pergunta
- E agora?
(António Lobo Antunes - Nada de Especial, in Visão, 8 de Novembro de 2007)

quarta-feira, novembro 07, 2007

Posto de escuta...

Patrick Watson nasceu em 1979 e iniciou, em Montreal, a sua carreira como músico (participou em coros de igreja, estudou jazz e interpretação de piano).

Close to Paradise é o seu segundo álbum (primeiro a atingir distribuição mundial).

A Blitz define Close To Paradise como "um jogo de força, experimental, um cabaret/piano pop e electrónico". Patrick Watson já partilhou palcos com artistas como Feist, James Brown, Philip Glass, Interpol e The Dears. Comparado a Jeff Buckley e Tom Waits, foi o inesperado vencedor da edição, deste ano, do Polaris Music Prize.
Agradável surpresa que, recentemente, chegou ao meu iPod...
Grande obra, para este solarengo Outono...
Destaque para Daydreamer, Luscious Life, e para este belo The Great Escape...



http://www.patrickwatson.net/

terça-feira, novembro 06, 2007

De concertos...

Esta noite...

O Grande Rufus Wainwright está de volta a Portugal para apresentar hoje, às 21h30, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o seu quinto álbum de estúdio, ‘Release The Stars’ (2007).

Gravado nos Estados Unidos e na Alemanha, o disco que a crítica considera ser o melhor da carreira de Wainwright contou com vários convidados de peso, como Neil Tennant (Pet Shop Boys), o guitarrista Richard Thompson, a cantora Joan Wasser, a London Session Orchestra e a irmã de Rufus, Martha Wainwright, entre outros.Conhecido pela intensidade que coloca nas actuações ao vivo, Rufus interpretará temas à guitarra e ao piano.

Fabuloso, este ‘Going To a Town’ – que o músico garante ter escrito em apenas cinco minutos e no qual confessa o desencanto actual pelos Estados Unidos- ...




Eu? Em casa, frustrado por não viver esta (estou convicto) deliciosa experiência estética...

domingo, novembro 04, 2007

The Tree of Life - Gustav Klimt [1862-1918]


Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a existir, mas deixas de viver.
Mark Twain[1835-1910]

quinta-feira, novembro 01, 2007

Leituras do momento...

Regresso à normalidade dos meus transmontanos dias, onde tempo e vontade, fazem a leitura...
Ressurreição II, obra de Liev Nikoláievich Tolstói, reconduz-me à vida de Maslova...

CONSCIENCE AND CONVERSION - Gerald Gleeson


"(...) a obra da nossa vida, todo o sentido desta obra é imcompreensível para mim. Porque terá de existir a minha loucura? Sou incapaz de descobrir a obra do Senhor. Mas, por outro lado, estou firmemente convencido de que posso cumprir a Sua vontade, que está inscrita na minha consciência. Quando procedo em conformidade com ela, fico em paz. (...)"