quarta-feira, agosto 31, 2011

De distinções...






"(...) Patti Smith e Kronos Quartet, ambos norte-americanos, foram distinguidos em Estocolmo, na Suécia, com o prémio Polar, conhecido como o "Nobel da música".
A distinção, a mais alta deste género, é entregue pela Academia Real Sueca de Música e premeia todos os anos um artista pop e um clássico.
A Academia Real distinguiu este ano a artista e poeta Patti Smith, de 64 anos, "por dedicar a sua vida às artes em todas as suas formas, demonstrando quanto o rock and roll existe na poesia e quanta poesia há no rock and roll."
"Patti Smith é uma Rimbaud com amplificadores Marshall. Transformou a forma de ver, pensar e sonhar de toda uma geração", escreveu o júri em comunicado.
Em relação ao Kronos Quartet, o júri destacou a forma como o grupo incorporou o rock avant-garde e as várias músicas do mundo. "Ao longo de quatro décadas revelaram o potencial do género de quarteto de cordas no seu estilo e conteúdo", pode-se ler no mesmo comunicado.
"A sua obra poder ser usada para tocar músicas de Mozart ou Beethoven mas também para comentar a politica internacional, interpretar rock vanguardista e incorporar músicas de todos os lados do mundo. (…)”

(in Ípsilon)

Ficam Because The Night e Lux Aeterna, respectivamente...



terça-feira, agosto 30, 2011

Posto de escuta...






Father, Son, Holy Ghost marca o regresso dos (californianos) Girls...




Com (física) chegada agendada para o 13.º dia do nono mês que fará 2011, Father, Son, Holy Ghost tem estado em atentas (e merecidas) audições...
Fica o (estranhamente apelidado) excelente Vomit...

domingo, agosto 28, 2011

De (excelentes) parcerias...





"(...) A Fundação Serralves, no Porto, vai assinar um acordo com o museu madrileno Rainha Sofia, um dos mais importantes e destacados de Espanha, que vai permitir a troca de colecções entre as duas instituições e a co-produção de exposições. (...)"
(in Público.pt)

Que assim seja!..




sexta-feira, agosto 26, 2011

De concertos...






Depois de ter tido o privilégio de conhecer Mr. John Grant, no final de um concerto no parisiense Café de la Danse, congratulo o (extremo) bom gosto de quem faz o autor (do soberbo) Queen Of Denmark aterrar em terras lusas...

A 19 e 20 Outubro, no Auditório de Espinho e Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), respectivamente.
Ingressos à venda a partir de 1 de Setembro...



Fica (em versão Strongroom Session) Queen Of Denmark...

terça-feira, agosto 23, 2011

De Ópera...






Fim-de-semana "Wagneriano"... Casa da Música, a 17 e 18 do nono mês que fará 2011...

"(...) As quatro óperas do Anel do Nibelungo são interpretadas durante um fim-de-semana: o prólogo (O Ouro do Reno) na sexta-feira à noite; os dois primeiros capítulos (A Valquíria e Siegfried) no sábado à tarde e à noite; o último capítulo (O Crepúsculo dos Deuses) no domingo à tarde. 



Este festival cénico será uma ocasião única para viver num fim-de- -semana o ciclo na sua totalidade, para partilhar e (re)descobrir esta obra-prima da cultura universal, que reúne, como nenhuma outra ópera, música e teatro, mitologia e realidade, tradição e modernidade. (...)"

Fica (a sobejamente conhecida) The Ride of The Valkyries, sob direcção do grande P. Boulez...




domingo, agosto 21, 2011

De concertos e suas marcas...





Depois de ter visto, ouvido e sentido os (uma vez mais confesso, adorados) The Gift no Vigo Transforma'11, Explode encheu de cor a (minha) brigantina noite de sábado...

Obrigado The Gift... Pela música, reencontro e partilha de "backstage"... Orgulho por elevaram Portugal!

Fica (o fantástico) In repeat...




sexta-feira, agosto 19, 2011

De (oferecidos) duetos...





De nome Duals, é o mais recente "presente" dos U2 aos (fãs) subscritores de u2.com....

Entre pérolas, destaque para Amazing Grace e Where The Streets Have No Mane com (marcante) presença do Soweto Gospel Choir...





Obrigado U2!

Arrepiante...




quarta-feira, agosto 17, 2011

Posto de escuta...






Do Reino Unido para o mundo, Mirrorwriting marca a estreia de Jamie Woon em "longa duração"...




Indiscutível "mão" de Burial neste (permitam-me) "Beat&Soul"...

Em (atenta) audição de Verão...

Fica Night Air...

sexta-feira, agosto 12, 2011

De (aguardados) regressos...








It remains extraordinary to me what a phenomenon Sigur Rós and, via bandmates, Jónsi have become. These Icelandic maestros have made all manner of sonic experimentation wildly popular, bringing their moody, sometimes-cinematic, meandering compositional genius around the planet."(...) Out of an explosion of terrifying industrial noise, through a murky haze of retro-tinged monochromatic texture, Sigur Rós emerge in an enigmatic teaser for a new project dubbed INNI.
In case that arresting grind of gears and aggressive cacophony don’t square you away, you’re treated to film of the band playing and more-characteristic, lullaby-like tunes.
Some music I like, personally, is very unpopular. Some makes Stereogum – like Sigur Rós. And in this case, I’m excited for a new release. Strip away the visibility, the artiness of a particular band, and to me Sigur Rós’ members have represented some vitally important musical imagination in recent years. You? (...)"





terça-feira, agosto 09, 2011

De (nacionais) orgulhos... Ainda...






"(...) A pianista Maria João Pires e a soprano Elisabete Matos fazem parte do cartaz, desta semana, do Festival de Salzburgo. O evento teve início a 27 de Julho e até dia 30 de Agosto oferece 213 espectáculos.



Maria João Pires, 67 anos, actualmente a residir no Brasil, irá actuar na próxima sexta-feira em Camerata, em Salzburgo, com a regência do maestro Kent Nagano. No programa em que a artista está inserida, há ainda nomes como Charles Ives, Karl Amadeus Hartmann, Gustav Mahler e Mozart. 




Por sua vez, a cantora de ópera vimaranense, Elisabete Matos, vai integrar o elenco que interpretará, sexta-feira, “Macbeth”, de Giuseppe Verdi. Este grupo de músicos será dirigido pelo maestro Riccardo Muti, com encenação do alemão Peter Stein. (...)" 


(in Público.pt)
Ficam "Adagio - Concerto n.º 23" de W. A. Mozart... e"

... e "Leonara - Trovatore" de G. Verdi...

domingo, agosto 07, 2011

De (nacional) orgulho...



Quando Ciência e Arte se fundem...





"(...) O trabalho de design «Visualizing Lisbon's Traffic», criado por Pedro Miguel Cruz, investigador da Universidade de Coimbra, é o único português incluído numa exposição que está patente no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.

O vídeo, do jovem de 26 anos, foi escolhido para ser apresentado na exposição de design «Talk to me», que foi inaugurada a 24 de Julho e estará patente até 7 de Novembro no MoMA.
Pedro Miguel Cruz fez um mapeamento de dois milhões de registos GPS, de coordenadas e velocidades de 1.534 táxis que circularam em Lisboa ao longo de um mês, em 2009.

No vídeo agora em exibição no museu nova-iorquino, o autor condensou esses dados numa animação que representa a dinâmica da circulação automóvel durante um dia, como se o mapa da cidade fosse um organismo vivo. De acordo com Pedro Miguel Cruz, o trabalho recorre à engenharia informática e ao design gráfico para apresentar “uma média visual” daqueles dados.

“Aliámos forma e função, qualidade científica e estética”, explicou o investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). O vídeo escolhido para a exposição no MoMA faz parte da tese de mestrado do investigador e dados foram disponibilizados pelo projecto CityMotion, do MIT-Portugal. (...)"


Parabéns Pedro Miguel Cruz...



  1. 1- CRIL
  2. 2- Segunda Circular
  3. 3- Eixo Norte-Sul
  4. 4- CREL
  5. 5- A5
  6. 6- Marginal / EN6

quinta-feira, agosto 04, 2011

Leituras do momento...










"(...) The position of emotion in music has been a subject of considerable interest and debate. However emotional aspects of music have received surprising little attention in the 45 years since the publication of Leonard Meyer's classic work 'Emotion and meaning in music.' During that time, both 'music psychology' and 'emotion' have developed as lively areas of research, and the time is fitting therefore to try and bring together this multidisciplinary interest and take stock of what we now know about this important relationship. A new volume in the Series in Affective Science, Music and Emotion; Theory and Research brings together leading researchers interested in both these topics to present the first integrative review of this subject. The first section reflects the various interdisciplinary perspectives, taking on board views from philosophy, psychology, musicology, biology, anthropology, and sociology. The second section addresses the role of our emotions in the composition of music, the ways that emotions can be communicated via musical structures, the use of music to express emotions within the cinema.The third section looks at the emotions of the performer - how do they communicate emotion, how does their emotional state affect their own performance. The final section looks at the ways in which our emotions are guided and influenced while listening to music, whether actively or passively. Music and Emotion is a timely book, one that will interest psychologists, musicologists, music educators, and philosophers. (...)"

(in Amazon.com)

terça-feira, agosto 02, 2011

Posto de escuta...








Gallantry's Favorite Son, marca o regresso de Scott Matthew...

Em atentas (e recomendáveis) audições...

Fica (versão live) de Sinking...