segunda-feira, agosto 17, 2015

Leituras do momento...





O amor turbulento de Oliveira e da «Maga», os amigos do Clube da Serpente, as caminhadas por Paris em busca do Céu e do Inferno, têm o seu outro lado na aventura simétrica de Oliveira, Talita e Traveler, numa Buenos Aires refém da memória.

A publicação de «O jogo do mundo» (Rayuela) em 1963 foi uma verdadeira revolução no romance mundial: pela primeira vez, um escritor levava até às últimas consequências a vontade de transgredir a ordem tradicional de uma história e a linguagem usada para a contar. O resultado é este livro único, cheio de humor, de risco e de uma originalidade sem precedentes.

Considerado o romance que melhor retrata as inquietudes e melhor resume o Século XX na visão latino-americana do mundo, desde a sua publicação, gerações de escritores são, de uma maneira ou de outra, devedoras de «O jogo do mundo».

Críticas de imprensa

« "Rayuela" / "O Jogo do Mundo" não é só o livro mais ambicioso e mais célebre do argentino Cortázar, nem é só um dos livros que, entre "Pedro Páramo" (1955), de Juan Rulfo, e "Cem Anos de Solidão" (1967), de Gabriel Garcia Márquez, ajudou decisivamente a "canonizar" a moderna literatura em castelhano das Américas, com boom ou sem ele. Num século (XX) de desvairadas "vanguardas" e experimentações, "Rayuela" é (independentemente da língua) um dos romances que mais "experimentou" e que consegui sobreviver à experiência. Com consciência crítica dela, com método e ironia.» (Mário Santos, Público)"


(in wook.pt) 

quarta-feira, agosto 12, 2015

Leituras do momento...





"O novo volume da Enciclopédia da História Universal, série distinguida com o Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Mais uma vez, Afonso Cruz volta a desafiar os géneros e escreve um volume de Enciclopédia que, afinal, é um romance em várias entradas: um conjunto de histórias interligadas entre si, todas elas sobre o MAR, o seu apelo, o seu fascínio. Histórias encantatórias a que não faltam personagens inesquecíveis, como a do homem que tem o céu tatuado na pele ou o músico que lança cartas de amor ao mar." 

(in wook.pt)

segunda-feira, agosto 10, 2015

Leituras do momento...





“O êxito de vendas mais rápido de sempre.
O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros.

Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia...

Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada.

Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.”


(in wook.pt)

quinta-feira, agosto 06, 2015

De musicais projetos...





"EL VY is the musical collaboration between Matt Berninger, vocalist and lyricist of The National, and Brent Knopf, the Portland musician and producer best known for his work in Ramona Falls, and his previous band, Menomena."


quarta-feira, agosto 05, 2015

Leituras do momento...





"A literatura não serve obviamente para nada a não ser que sirva par alguma coisa. E se serve para alguma coisa, é para transformar quem o lê. (...) O que queremos da literatura é o que queremos da vida: queremos que nos transforme."

(TJJ)